terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa

Jesus, o Mártir do Reino
A Paixão e a morte de Jesus são a maior revelação da manifestação da misericórdia do Pai. Parece incompatível com a fé a idéia de um Deus insensível que sacrifica Seu Filho como o Cordeiro ofertado para aplacar Sua divindade ferida e irada. Como admitir Deus como uma fera acuada pelo pecado da humanidade?
Por isso este relato é um convite ao leitor a aproximar-se do Senhor, a seguí-Lo, a levar com Ele a cruz de cada dia. Também nos convida a prestar atenção no sangue dos mártires que acompanharam o exemplo de Jesus na história humana. O esvaziamento (kenosis), até a humanidade total, o sofrimento com causa, em solidariedade extrema, nos fazem reconhecer um Jesus que não foge à Sua condição humana.
Na palavra que dirige na cruz ao malfeitor arrependido: hoje mesmo estarás Comigo no paraíso, lembramos esse hoje que nos transporta a Lucas 4,21, quando na sinagoga de Nazaré, Jesus declara que hoje se cumpriu a passagem de Isaías 61,1-2, que acabava de ler. O tempo se cumpriu e Ele, que veio para anunciar a liberdade aos cativos e a vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano da Graça do Senhor, aí está. Cumpriu Sua missão, porque morreu pendurado da cruz, como Mártir do Reino de Deus, mas seguirá vivendo entre nós, ressurreto, e nós o reconheceremos.
O testemunho (martyria), mais chocante da causa do Reino de Deus, na missão de Deus cumprida sem o uso dos atributos divinos, é encontrado em Jesus. O mesmo que foi chamado pelos pais da Igreja Antiga (primeiros líderes), de verdadeiro homem e verdadeiro Deus (Credos e Confissões da Igreja Antiga).
O Reino e a salvação não se conquistam sem a cruz. É o que nos diz a Páscoa, ou o que deveria dizer! A páscoa dos cristãos é a Páscoa da Ressurreição. A morte, assim, é a ressurreição conquistada, a Vida brota das sepulturas. Eu sou a Ressurreição e a Vida... A Paixão, finalmente, nos convida a refletir sobre a causa do Homem de Nazaré, Mártir do Reino, morto, ressuscitado e glorificado pelo Pai. Tomé duvidou da ressurreição, (João 20,24), Jesus lhe disse, quando o mesmo conferiu Suas feridas: “Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram!. Que isso nos faça Felizes!
Autor: Rev. Derval Dasílio
Enviado por: Cristina Fogaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário